21ª Mostra Internacional do Cinema Negro
Circulação 2025
Em sua 21ª edição, em 2025, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE – dá continuidade na promoção de filmes, debates e trabalhos acadêmicos, contribuindo com a divulgação de ações no combate ao racismo e ao preconceito.
A curadoria desse ano trabalhou na temática “Cinema Negro e a contemporaneidade inclusiva” e reafirma seu papel como espaço de valorização das múltiplas narrativas negras e no respeito às diferenças. A MICINE convida o público a celebrar o cinema negro como potência criadora, crítica e inclusiva, e abre caminho para diálogos e o reconhecimento da pluralidade que compõem o nosso tempo.
O professor Celso Luiz Prudente, criador e curador da Mostra, aponta a inclusão como um dos elementos principais das relações contemporâneas e fator essencial para valorização e reconhecimento da diversidade.
A Novidade do Século: A História do Cinema em Mococa
Brasil, 2024, exibição digital, colorido.
L – Livre
Uma trama afetivo-poe´tica para relembrar e honrar a força que tem a Arte de transformar lugares, pessoas e coisas ao longo do espac¸o-tempo. Uma jornada que conecta o Cinema, memórias e histórias de personagens na cidade de Mococa, as salas de exibição de filmes e o trem como meio de transporte que trazia e levava de tudo. Um resgate do legado so´cio-cultural que mudou a história da cidade e pode ser sentido ate´ hoje.
Documentário, 45 min
Direção: Luís Carlos Pavan
Descritores de conteúdo: Não há inadequações
Fotos: Divulgação
Espaço Mezanino
Avenida Paulista 1313
http://www.centroculturalfiesp.com.br/